segunda-feira, 24 de março de 2014

Valencianas: o bom com o bom fica bom demais




Que Alceu Valença não precisa de definições para a sua carreira artística, isso é sabido. Ele é um “monstro” da música brasileira. Por outro lado, sempre que o bom faz uma junção com o bom fica bom demais. Não que o Alceu não seja bom demais. Isso, também, todo mundo sabe. Mas quero falar do espetáculo que assisti domingo, 23 de março, no Sesc Vila Mariana, aqui em São Paulo.

Valencianas. Este é o nome do espetáculo que se apresentou sexta, sábado e domingo, que é a junção da Orquestra Ouro Preto com a brasilidade musical de Alceu Valença. A apresentação foi realmente emocionante do início ao fim.

Pura poesia no palco!

A orquestra regida pelo maestro Rodrigo Toffolo, logo no início recebeu palmas da plateia de pé e, em seguida, por diversas vezes. O público foi ao delírio. A brasilidade da música e da poesia do nosso mestre Alceu com a junção harmônica da batuta regida nos versos de cada instrumento musical foram, sem dúvida, de derrubar lágrimas dos olhos.



Rodrigo Toffolo agradeceu com tom de voz, também, assim como o público, emocionado. A plateia foi parte do espetáculo do início ao fim, muito cordial, educada, ovacionando o espetáculo, cantando e com um sorriso no olhar repleto de felicidade.

E foi impossível não perceber a alegria estampada no rosto da jovem artista com o seu instrumento, ali, no lado esquerdo do palco. Ela ria, ela cantava e tocava em êxtase. O seu olhar, o seu comportamento demonstravam a honra que estava sentindo ao lado de Alceu.



O Show foi um espetáculo à parte. A Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença com seu violão e sua voz, “La Belle de Jour”, levaram aos nossos ouvidos o som do “Sino de Ouro”, deixando o sentimento da plateia ser movido pelo “Coração Bobo”, que só quem ama pode sentir e dialogar com a essência poética provinda do trim, trim da harmonia musical.

Valencianas é um espetáculo que deve e precisa se apresentar em todos os países do mundo, para levar e compartilhar com todos e para todos uma das melhores músicas do planeta: a música brasileira.



Parabéns, Alceu, pelo seu carisma. E parabéns pelo presente que vocês, juntos, nos deram.

Agora vamos esperar o CD e o DVD do “Espetáculo Valencianas”, conforme anunciado pelo maestro.

Bom demais!
                  

Créditos das fotos: Nathalia Torres

Fotos retiradas da página do facebook: Orquestra Ouro Preto

3 comentários:

Anônimo disse...

Assisti na sexta e no domingo...amei...e como vc. bem observou..eu também observei a moça que tocava violino totalmente em delirio por tocar com Alceu Valença...rindo..cantando todas as músicas...tocando com gosto.

Anônimo disse...

Fiquei feliz em ver que o meu amigo Rodrigo Toffolo está recebendo o reconhecimento que merece. Parabéns Rodrigo. P.S. Ainda bem que abandonou a engenharia hein? Pois encontrou sua verdadeira vocação.

Anônimo disse...

Parabéns ao Paulo Rogerio Lage, produtor do espetáculo, que foi a pessoa responsável por esta fusão poética!!! O olhar de Paulo é algo sensível e sua capacidade de criar este Bom + Bom = Bom demais, é algo impar!!!