sábado, 16 de julho de 2011

Galileu Garcia fala de sua história no cinema, descrevendo Mazzaropi como um dos grandes nomes do cinema mundial

Galileu Garcia é parte integrante da história do cinema brasileiro. Um senhor de um conhecimento além do imaginado, falo isso por ter conversado com ele várias e várias vezes, na época em que coordenei a edição do livro "Mazzaropi, o caipira mais caipira do Brasil". Ele é uma pessoa de uma sensibilidade humana incrível, para mim, é uma das pessoas mais importantes, humanemte falando.

Abaixo deixo uma parte da entrevista concedida para Laila Guilerme, da rádio MPB Brasil.

video

"Laila Guilherme entrevista o cineasta Galileu Garcia para o programa Cinema Brasil, da Rádio Brasil MPB.Nos anos 50, Galileu Garcia entrou para o cinema como crítico e jornalista, e em seguida participou de produções da Vera Cruz Cinematográfica, entre as quais "O Cangaceiro". Conheceu Mazzaropi em seu primeiro filme, "Sai da Frente", e com ele trabalhou em diversas produções, inclusive criando roteiros, como o de "As Aventuras de Pedro Malasartes". Sobre o ator escreveu a biografia "Mazzaropi -- O caipira mais caipira do Brasil", lançada em 2009 pela editora Ilellis.

A partir dos anos 70 e durante duas décadas, Galileu Garcia exerceu uma bem-sucedida carreira em filmes de publicidade. Incansável aos 80 anos, dá cursos de roteiro e está finalizando o filme "LB Persona", um semidocumentário que homenageia o cineasta paulistano Lima Barreto, produtor, roteirista e diretor de "O Cangaceiro".
Gravado em 2009 - São paulo - Estúdio Artium
Imagens e edição - Ana Lasevicius
Direção Geral da Rádio Brasil MPB - Alcides Martins Fontes Jr"

fonte: http://www.youtube.com/watch?v=rNmxPt-s0Bc


adenildo lima.

Nenhum comentário: