sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O Português no Brasil

"...Mas eu não sei falar Português."
"Ham... não entendi... Você não sabe falar Português? Como assim?"
"Português, professor, essa língua é muito difícil."
"Mas quem te disse que você não sabe falar Português?"
"Tanta gente, o senhor nem imagina. Sabia que até hoje, mesmo no último ano do ensino médio não sei fazer redação, aliás, tenho medo?"
"Mas o que te leva a ter medo de escrever? E a dizer que não sabe falar Português?"
"As pessoas criticam o meu sotaque, a maneira que me comunico com meus amigos... são tantas críticas que nem sei explicar, por isso cheguei a conclusão que não sei falar essa língua."
"Vinícius, no momento em que uma criança diz "mamãe, quero mamar", ela já sabe falar essa língua difícil que você acaba de concluir com suas palavras. Não existe língua difícil, Vinícius, todos nós sabemos falar Português, esse nosso tão lindo e tão rico Português-brasileiro, que tem uma diversidade linguística muito grande, aliás, o Brasil é um dos países mais rico do mundo em seu idioma. Temos tantas influências: O índio, a África, a Europa e tantos países que estão aqui em nosso território. Posso te garantir que você fala muito bem o Português, o que precisa é saber onde usar as variedades; já o sotaque, todos nós temos sotaques, ignorância de quem carrega esse preconceito.
"Nossa, nunca tinha ouvido isso. Acho que agora vou até perder o medo de escrever redação."

adenildo lima

Um comentário:

Erica Maria disse...

Gente ignorante ...é lamentável mesmo.

Adorei o texto.

Bjos no coração!