quinta-feira, 6 de maio de 2010

LB Persona, o filme














Galileu Garcia dirige o filme LB Persona, prestando uma homenagem ao seu amigo Lima Barreto, diretor de um dos filmes mais aplaudidos na Europa, na década de 50, O cangaceiro, e está sendo realizado pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

A Vera Cruz é a mesma que produziu o filme O cangaceiro, em 1953, que teve Galileu Garcia como assistente de direção e, também, atuando como ator. Justamente agora, depois de 33 anos sem produzir nenhum longa, ela volta levantando a poeira com LB Persona.

Hoje à tarde, liguei para o Senhor Galileu, e pude perceber como ele está empolgado, feliz - extraordinariamente contente - pela realização deste filme que, inclusive, ele é autor do roteiro. Um roteiro bem escrito, trabalhado com toda a sutileza pelas mãos dele. Ele que, sem dúvida, é patrimônio nacional, pois é impossível falar de cinema e não citá-lo.

Quando li o roteiro, ao pedido dele, o ano passado, tive uma felicidade muita grande, depois que eu li, conversamos aproximadamente umas duas horas. E ele comentou várias vezes sobre o cineasta Lima Barreto, da pessoa brasileira que ele era, e continua sendo, pois o artista não morre, e Lima Barreto não morreu, apenas partiu, assim, como todos nós faremos um dia, essa partida.

Aproveito também este espaço para comentar do livro escrito pelo senhor Galileu, que foi lançado o ano passado, na livraria cultura, no shopping Villa-lobos. O livro "O caipira mais caipira do Brasil" conta a biografia de Mazzaropi. Ficou um livro muito bem trabalhado, lembro as horas e horas em que eu e o Senhor Galileu nos reunimos para fazer o melhor. Eu fui coordenador da edição.

Mais informações sobre o filme que está sendo gravado, visitem a pagina: http://lbpersona.blogspot.com

adenildo lima

Um comentário:

Márcio Ahimsa disse...

Taí: uma boa dica de cultura...

Muito bom.