quinta-feira, 15 de outubro de 2009

15 de outubro

Hoje, no Brasil, é comemorado o dia do professor. E eu pergunto: o que comemorar com essa educação que temos?

Comemorar algo é poder se orgulhar de algo, e como professor, eu me orgulho muito dessa doação de amor para a sociedade.

Sim, falo doação de amor. Com o salário que tem um professor no Brasil, com o descaso do poder público com a educação, com milhões de jovens, crianças e adultos todos órfãos de atenção política... Eu continuo me perguntando o que comemorar?

Vamos comemorar a garra do homem, da mulher que põe uns livros debaixo do braço entra numa sala de aula e se depara com 50, 55 alunos e, mesmo assim, fala em voz alta, explica ... com o objetivo de a sociedade melhorar.

Sim, somos heróis. Ser professor com a educação que temos hoje no Brasil somos heróis. Parabésn, professores, vocês sempre deixam um pouco de vocês com a gente.

Só espero que muitos alunos não tenham a mesma experiência que eu tive na PUC. A experiência de ter uma professora que entra na sala, não apresenta sua metodologia de ensino, avalia o aluno com apenas a prova, e ainda no final o reprova. Isso aconteceu comigo no curso de pós-graduação - especialização em língua portuguesa -. Cancelei a matrícula, não tinha saco para continuar ouvindo aquela mulher falando do cachorro que saiu pra passear com ela, do esposo, que é médico, do filho... do vizinho... dane-se... isso não é professor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Então, prcisamos erguer os braços e, realmente, doar um pouco de nós pra essa sociedade pós-moderna, tão sem rumo e sem direção.

adenido lima

Um comentário:

Ines Barrios disse...

Parabéns pra vc também PROFESSOR!
Somos heróis com certeza e o que move os bons professores sem dúvida é amor que sentem pelo que fazem e pelo outro...

Ines