segunda-feira, 15 de setembro de 2008

As palavras têm sabor, experimente-as!

Há um dito popular em nosso país que o povo brasileiro não lê, que não gosta da leitura. Será que isso é verdade?

Eu, na minha inocência, há alguns anos, compartilhava deste pensamento; hoje, não mais. Todo ser humano come alguma coisa para poder se alimentar, todo cidadão nasce com a sede do conhecimento. Uma comida pode ser muito gostosa para milhões de pessoas, mas se eu nunca comi, não posso dizer que gosto, se ninguém nunca me ofereceu, nunca comentou referente, como vou ficar sabendo de sua importância?

Lembro, neste exato momento, que um determinado tempo, uma garota que a qual tínhamos um envolviemento amoroso, me ofereceu peixe cru; comida japonesa. Ao comer, quase que eu vomitava; ela riu. Com o tempo fui me acostumando e, mesmo não gostando, não me é mais estranha.

Em nosso país é necessário um encentivo maior para a leitura, as pessoas precisam sentir o sabor delas, conforme o seu gosto, conforme o seu paladar. E digo, sem medo, todo mundo gosta da leitura, o que precisa é mostrar a cada um a importância que ela tem na vida de cada um.

E é ridículo a imposição, impor a leitura? cruz credo! No período destes dois anos, já tive, aproximadamente, 1000 alunos, e posso falar sem medo: todos gostam da leitura, apreciam quando leio...

Nós, professores, principalmente, precisamos mostrar a todos o sabor que ela tem. No lugar de exigir a leitura do Machado de Assis, primeiro vamos apresentar a importância de sua leitura e do homem que ele foi; no lugar de pedir a um aluno que diga o que o poeta quis dizer, peçamos a eles que façam a sua interpretação.

Precisamos ver a leitura com outros olhos: o olhar do amor.

Por Adenildo Lima

5 comentários:

Carlos Augusto disse...

Ops que coincidência voce foi meu pro sabia? parabéns pelas escritas e pelas poesias. Li o que consegui ler e me orgulhei de ter sido seu aluno.

Anônimo disse...

É verdade o que diz sobre a leitura e o poder das palavras. Estou indo estudar nos Estados Unidos, mas gostaria que soubesse que sou alguém que tem acompanhado seus trabalhos há muito tempo! Só comecei a comentá-los quando vi alguém entrar como anônimo tbem! Te admiro muito, mas não sou uma pesssoa que possam chamar de bonita! Tenho o coração bonito, mas nunca chamei muito a atenção
das pessoas pela minha aparência. Mas de qualquer forma gosto muito de você, pois sei que é muito especial. Desejo-lhe boa sorte e que Deus ilumine seu caminho com muita luz e muita energia! Talvez quando voltar possamos nos conhecer e sermos amigos! Porque pelo que escreve já deve ter um grande amor! Boa sorte para nós dois!

Adenildo disse...

Agradeço o comentário,por você ter acompanhado o meu trabalho... ah, agradeço por tudo... suas palavras firmes e fortes, sentimentalmente falando... te desejo mta sorte nesta viagem... quando quiser falar comigo, fique à vontade ...na vdade, estou sem palavras... mas acredita que quando me faltam as palavras é que eu não consegui postá-las, pois o sentimento fala mais alto e deixa as palavras voando por aí..

Brigado mesmo... boa viagem...

bjs,

adnildo lima

Deyjana disse...

Concordo com cada palavra. Parabéns!!Você tem um dom, o dom de emocionar através das palavras!
Te admiro muito!
Beijos!!

rosana disse...

Eu vou lhe dizer uma coisa ... e espero que eu esteja agindo de acordo com meu coração ... mas vamos lá! Hoje nos encontramos e eu me pergunto porque será que alguém tão lindo de coração não tem ainda alguém para lhe fazer feliz?! Vc merece alguém que lhe faça muito feliz! Vc é alguém muito especial ... todos temos nossos defeitos, mas as qualidades tem um peso muito maior e vc possui muitas! Queria muito t ver feliz ... seja com quem for, mas espero que a pessoa que vc escolher lhe faça muito feliz porque vc merece e muito! Bjos e se cuida!