quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Ser professor

O professor é o profissional que, diante de cinquenta alunos (numa sala de aula nas escolas estaduais/sp) tem uma responsabilidade muito grande; ele é um intermediador, entre o sistema mal posto e entre a educação mal direcionada.

Ser professor não é fácil, os adolescentes estão sem objetivos de vida, não sabem para que concluir o Ensino Médio. É culpa deles? não necessariamente, é culpa de um sistema político imposto e posto para nós brasileiros. No Brasil, não tem um programa voltado para a Educação, têm políticos usando a educação para ganhar seus milhões de votos.

Educar é além de apenas por umas palavras na lousa, é necessário amar esta profissão, é necessário mostrar para os alunos que em seus olhos estão saindo bem mais do que apenas palavras. O professor, não precisa ser um chefe, muitos chefes são bravos, autoritários; o professor não precisa disso - precisa mostrar para o aluno que quer apenas o respeito, da mesma maneira que o respeita.

O professor não precisa dizer ao aluno "eu sou professor"! o aluno sabe disso. Por que não dizer apenas: tenho um grande objetivo aqui com vocês - transformar essas palavras que estão neste livro em parte integrante de cada um - o conhecimento.

O conhecimento quando começa a fazer parte de nós mesmos, a aula deixa de ser apenas uma aula, passa a ser uma divisão, uma troca do mesmo. O Educador aprende muito com cada aluno, cada sala de aula é diferente, mesmo que trabalhe o mesmo assunto. Ser professor é uma das profissões que merece muito respeito, não que mereça mais do que uma outra, não! não! sem desigualdade; mas o meu pai um dia disse: “Ser professor é ser pai e educar o adolescente, neste mundo contemporâneo tão conturbado, a ser alguém na vida”.

Se o professor para o aluno for um por cento do que o meu pai foi para mim - tenham certeza: a educação tem tudo para um grande passo.
Por Adenildo Lima

Um comentário:

Anônimo disse...

Para mim prô vc está correto e é tudo isso mesmo! Tenho admiração e orgulho de ser seu aluno.