sábado, 24 de maio de 2008

As palavras

As palavras têm sabor, experimente-as! Para falar da importância da leitura na vida humana, sempre falo esta frase. É necessário que as pessoas saibam que as palavras são como o alimento que satisfaz uma determinada fome. Quando criei-a, pensei nisso.

A humanidade, em geral, tem fome de conhecimento e sente prazer diante dele. Mas a cada segundo que se passa estão roubando-o, tirando-o... é preciso que apareçam alguém, na maior parte das vezes, e dizer: o conhecimento é o bem mais precioso que o ser humano tem.

Por que os políticos, vou falar do nosso país, não investem na educação? A educação é um grande caminho para se conhecer melhor a sua cultura, e assim, valorizá-la. Se você não conhece os valores que tem, não pode ser considerado um cidadão, a não ser, uma máquina guiada por tudo o que dizem.

O saber é muito precioso. Pegar um livro e viajar em cada palavra é descobrir-se e descobrir vários mundos e, diante destes mundos, fazer o seu. Estou cansado de ouvir as pessoas dizerem que o Brasil é demócratico, isso é a maior prova da ignorância de nós brasileiros.

Em um país onde a polícia invade a casa de um cidadão que mora na periferia sem nenhuma autorizaçao judicial. Isso é democracia? Num país onde é tirado até o direito do pobre falar. Isso é democracia? É essencial ler, interpretar o mundo ao seu redor.

Um garçom carrega na bandeja um prato cheio de comida para saciar a fome daquela pessoa que está ali sentada à mesa. Depois de saciado, o cidadão levanta e sai satisfeito. Vamos pegar as palavras como um dos principais alimento para o saber? vamos...?
Por Adenildo Lima

Um comentário:

Rosana disse...

Belas palavras... este é o amigo que estou aprendendo a conhecer aos poucos! O que para mim é motivo de orgulho!Concordo e acredito nessas suas palavras. Quanto conhecimento colocou nestas poucas palavras e quanta sabedoria usou para expressar-se de uma forma clara e objetiva. Parabéns!